Como acabar com os ácaros na caixa do Tenébrio Gigante-Molitor

Tempo de leitura: 2 minutos

Antes de falar como acabar com os ácaros na caixa de tenébrio é importante descobrir a causa de sua colônia estar tendo problemas com ácaros, pois não adianta você acabar com o ácaro e ele voltar a todo momento, o principal fator que causa ácaros é o excesso de umidade na caixa, isso normalmente é causado por excesso de fonte de umidade, o substrato que você está usando ou o ambiente.

Áudio do artigo Como acabar com os ácaros na caixa de Tenébrio Gigante-Molitor

Dicas para não ter problemas com ácaros na caixa de tenébrio

Coloque pouca fonte de Umidade para serem consumidas em 1 ou 2 dias no máximo.

Use farelo de trigo como fonte de substrato

Evite usar ração de crescimento para pintinhos ou de coelhos, principalmente se você mora em uma região fria que tem alta umidade relativa do ar.

Como eliminar os ácaros da colônia de tenébrio  

1º Peneiro o substrato e retire todos os tenébrios,

2º Descarte todo o substrato peneirado

3º Limpe com água e o local onde fica os tenébrios, bem como, limpe as caixas e todo material usado nos tenébrios como caixas e peneiras.

4º Aguarde secar o ambiente, por isso, é recomendado fazer a limpeza em um dia de sol.

5º coloque o substrato novo em uma caixa limpa e os tenébrios

6º Todos os dias deixe a caixa com os tenébrios no sol entre 10 a 15 minutos, faça isso até acabar com todos os ácaros. Normalmente entre 4 ou 5 dias você não verá mais ácaros na caixa.

7º Mesmo que você não veja mais ácaros na caixa continue colocando a caixa no sol por mais 2 dias, totalizando 8 dias em que você vai colocar as caixas no sol por 10 a 15 minutos, depois desse período volte a cuidar da colônia normalmente.

9º Use como fonte de umidade de preferência cana de açúcar

10º Nunca coloque pano na caixa

E com a colônia de besouros e micro larvas, o que fazer para acabar como os ácaros?

Besouros do Tenébrio

Com relação aos besouros é a mesma coisa das larvas, retire os besouros das caixas contaminadas e  os coloco em uma caixa limpa com substrato novo.

Micro larvas e ovos

É bem provável que você não consiga separar as micro larvas e ovos devido o tamanho desses, nesse caso você tem duas opções:

1º Opção: Você coloca essa caixa em um outro local até as micro larvas e ovos tiverem um tamanho que seja possível separar as larvas do substrato para assim, realizar o mesmo processo das larvas adultas mencionado acima.

2º Opção> Descartar a caixa de micro larvas e ovos contaminados com ácaros, caso não seja possível colocá-las em outro local para aguardar as larvas crescerem.

Conheça o Ciclo de vida dos Tenébrios Gigantes

Siga no instagram para ver outros posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *